Prazer em conhecer. Somos a D+E Turnkey

Começo esse texto pedindo desculpas. Deveria te dar as boas-vindas a esta nova fase de uma maneira mais editorial – o que não combina nem comigo e nem com as nossas empresas. Nós não somos editoriais ou formais. Nós somos gente. E, por sermos gente, é justo que este artigo seja em primeira pessoa, e que os dedos permitam que o coração fale mais alto do que a razão.

São 20 anos vivendo diariamente a construção de processos. São 20 anos convivendo com gente e transformando ambientes que serão habitados por tantas histórias. Pra mim, é impossível que o projeto e a execução não sejam ao menos um capítulo do que será contado ali depois da entrega das chaves. Por isso fazemos desse afã uma ponte para conectar pessoas, porque pessoas são seres realizadores. Pessoas ficam na história.

Desde o início da DUOMO, em 2001, isso ficou muito claro: precisamos da troca de olhares, apertos de mão, abraços e muita parceria. Durante a pandemia do coronavírus, me deparei com um artigo que resumia, em termos técnicos, todos os fundamentos que buscamos nesses 20 anos. A vontade era copiar, colar e assinar embaixo desse texto, o que não seria correto, nem original. Mas resolvi dividir com você desta forma para abordar um dos tópicos mais importantes: a fidelidade.

Como eu disse, a DUOMO nasceu em 2001 e por acaso. Do primeiro e único projeto, fomos caminhando aos poucos até a formalização no ano seguinte. Foi um período difícil, como é o começo da maioria das empresas, mas em 2004 conquistamos um ótimo cliente que foi primordial para nossa afirmação no mercado. Veja, usei o verbo “conquistar” porque é o melhor que se aplica aqui. Cada cliente é uma conquista. Cada cliente é uma parte importante da nossa trajetória e merece estar onde está.

Este primeiro grande cliente está conosco até hoje. Nós e ele, com a caneta na mão, ideias na cabeça e a vontade híbrida de caminhar juntos. O resultado de sucesso dessa parceria deixou muito claro qual caminho seguir. Conseguimos perceber em nós a competência de mudar o olhar sobre o processo estressante e traumático de uma obra em um ambiente de bem estar e coletividade, o que só é possível com a fidelização de parceiros – sejam eles fornecedores, funcionários, clientes. Esse se tornou o nosso ponto focal.

Ao nos entregar as chaves de um ambiente, o cliente entrega também expectativas, objetivos, e sonhos de uma vida inteira. Não seremos nós que vamos estragar esses sonhos. Pelo contrário. Entendendo que todos do processo são parte dele e estão, igualmente, no mesmo pé de responsabilidade, o abraço se torna coletivo. E a entrega, também. 

Só que montar uma equipe com esse estado de espírito não é fácil. Batemos cabeça muitas vezes, mas nunca desistimos da busca. Nós merecíamos esse bem estar, e o cliente, mais ainda. Apenas assim é possível individualizar cada um deles, olhar diretamente para suas necessidades e atendê-las de modo que ele sinta nosso envolvimento no seu sonho particular. Para tanto, não nos interessa a produção em escala. A gente curte o passo a passo, o cola dali, pinta daqui… o artesanal. Não produzimos em volume, e sim em qualidade. 

Em 2012, entre buscas para parceria na área de execução, esbarramos com a E+Office (antiga Engeoffice). Deu match! Duas empresas com filosofias e perfis idênticos. Equipes com o mesmo espírito e garra. Sócios que poderiam ter sido sócios há anos. Nós com o papel, eles com o concreto. Não dava pra negar as evidências: era preciso unir forças e competências. 

Este união celebra essa parceria fiel e única. Um trabalho que nos traz, acima de tudo, alegria. São 20 anos de DUOMO. São 20 anos de E+Office. São 10 anos juntos. Estoura a champagne, dispara o papel picado. Esta é a D+E Turnkey!

Leonardo Villela
Diretor Arquitetura D+E Turnkey